top of page
Catarina_Antonio.jpg

Catarina António é licenciada em Educação Social pela Escola Superior de Educação de Santarém. Desde 2014 é Gestora de Projetos de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social na FEC | Fundação Fé e Cooperação. É responsável pela Rede de Voluntariado Missionário. Foi Voluntária e Coordenadora de Voluntariado na Casa de Saúde da Idanha entre 2001 e 2009. Já integrou vários projetos enquanto voluntária missionária: em 2005 esteve num projeto de curta duração em Moçambique, entre 2009 e 2011 esteve num projeto de longa duração em Timor Leste e entre 2012 e 2013 esteve no Brasil.

Claudia_Almeida.jpg

Cláudia Mendes de Almeida é Licenciada em Educação Social pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém em 2008 e estudante no 2º ano do Mestrado de Educação Social e Intervenção Comunitária, na mesma escola.

Colaboradora na Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha desde 2005, onde é Diretora Técnica do Centro de Recursos Comunitário, resposta social da instituição que engloba todos os projetos de apoio à comunidade e às instituições locais.

Coordenadora de vários projetos de intervenção social, na sua maioria, cofinanciados pelos quadros comunitários. Entre 2009 e 2015 foi Coordenadora Técnica dos projetos de Contrato Local de Desenvolvimento Social e Contrato Local de Desenvolvimento Social + (PO PH). Entre 2016 e maio de 2019 foi Coordenadora Técnica do projeto Rede Local de Intervenção Social - Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social (PO ISE). Integra grupos de trabalho da Rede Social do Município para elaboração dos documentos de planeamento (Diagnósticos Sociais, Planos de Desenvolvimento Social e Planos de Ação); é representante da Santa Casa da Misericórdia no Núcleo Local de Inserção (NLI) do Instituto da Segurança Social. Em maio de 2019 assume a Coordenação Técnica do projeto CLDS 4G (PO ISE).

Claudia_Luisa.png

Cláudia Cristina Guerreiro Luísa Doutorada e mestre em Saúde e Qualidade de Vida pela Universidade de Huelva. Licenciada em Psicologia pelo Instituto Dom Afonso III e Licenciada em Educação e Intervenção Comunitária pela Universidade do Algarve.
Desde 2005 e até a presente data é professora adjunta no Departamento de Ciências Sociais e da Educação, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Ao longo destes anos têm desenvolvido a sua atividade profissional em diversas áreas, como Educação Social, Psicologia, Educação Especial, Necessidades Educativas Especiais, Saúde Comunitária, Gerontologia, entre outras. Atualmente é diretora e participa como membro da Comissão de acreditação do Curso de Educação Social, membro da comissão de acreditação e subdiretora do Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e subdiretora do Mestrado em Gerontologia Social.

florbela (1).jpg

Florbela Samagaio é licenciada em Sociologia desde 1992 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde concluiu o Mestrado em Sociologia – Poder Local Desenvolvimento e Mudança Social. Doutorou-se em 2014, na mesma Faculdade, em Sociologia no âmbito da temática Territórios, Desigualdades e Mudança Social . Iniciou a sua atividade profissional no âmbito da formação profissional tendo realizado a Formação Projetista de Desenvolvimento de Recursos Humanos, promovida pela Associação Industrial Portuense em 1992. Integrou a Formação europeia JADE II – Jovem Agente de Desenvolvimento promovida pela Quaternaire Portugal em parceria com a Comissão de Coordenação da Região Norte de Portugal em 1995-1997.
Foi docente da Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria. É docente na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti desde 1997. Lecionou nos cursos de Educação Social, Educação e Formação de Professores. É investigadora integrada do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Tem desenvolvido e publicado trabalhos nas áreas da sociologia da pobreza e da exclusão social, das políticas sociais, da educação, das metodologias de investigação e das metodologias do trabalho de projeto. É docente e Diretora do Ciclo de Estudos em Educação Social , membro da comissão Executiva do Mestrado em Intervenção Comunitária, e Presidente do Conselho-Técnico – Científico da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.

Isabel_Viana.jpg

María Isabel Viana Orta es profesora del Departamento de Educación Comparada e Historia de la Educación de la Universidad de Valencia (España). Es Doctora en Ciencias de la Educación, Licenciada en Derecho y Diplomada en Mediación en la Intervención Socioeducativa, por la Universidad de Valencia. Entre sus principales líneas de docencia e investigación se encuentran la gestión y resolución de conflictos, la mediación escolar, la dinamización de grupos, la formación de profesorado y la formación de educadores y educadoras sociales.

Joan Maria. Foto (1).jpg

Joan Maria Senent Sánchez, Doctor en Cièncias de la Educación y Professor Titular de la Universitat de València Actualmente imparte docència en los grados de Pedagogia y Educació Social en matèrias como Educació Comparada, - Educació Social Comparada, - Educación Internacional, Estrategies d’Aprenentatge. y en los Masters de: - Formació del Professorat de Secundaria, Materia: Innovació Educativa, - Política, Gestión i Dirección de Centros Educativos, Materia: Sistemas Educativos europeos, - Acción social i Educativa, Materia: Tendencias Internacionales en la Intervención Socioeducativa . Así como en el Doctorado en Educación. Es professor invitado de la Università del Salento (Italia), Università degli studi di Bergamo (Italia), Haute Ecole Léonard de Vinci (Louvain-la-Neuve-Bélgica), Université de Nantes (Francia), Escola Superior de Educaçao de Santarem (Portugal), Universidad Nacional de Salta (Argentina), Universidad Mariana de Pasto (Colombia) y Universidad Nacional de Villarrica (Paraguay).

RitaCarvalho_Gueifao.png

Rita de Carvalho Gueifão - é educadora social, licenciada pelo Instituto Superior de Ciências Educativas. Tem uma pós-graduação em gestão da formação. Neste momento, é educadora social no Centro Social do Exército de Salvação - Complexo Social Marinel e formadora em várias entidades. É membro de direção da APTSES - Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social e coordenadora do núcleo de Lisboa e Vale do Tejo.

Eugenia_Quaresma_formadora e animadora (

Eugénia Costa Quaresma é licenciada em Psicopedagogia Curativa. Trabalha desde 2001 na Obra Católica Portuguesa de  Migrações, e é diretora do Secretariado Nacional da Mobilidade Humana e da OCPM, desde 2014. Foi uma “ubuntu” na 1ª edição, aproveitando tudo o que essa experiência teve de extraordinário e irrepetível.

Não hesita em afirmar: «uma vez ubuntu para sempre ubuntu!». “Eu só posso ser pessoa, através de outras pessoas” é uma verdade que a percorre da medula até à alma.

banner1.jpg

Rui Pedro Pinto é Docente e coordenador do curso de licenciatura em Educação Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Membro integrado do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, com licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, mestrado em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e doutoramento em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Esperança_Jales_Ribeiro.jpg

Esperança do Rosário Jales Ribeiro tem Doutoramento em psicologia (área de conhecimento: psicologia da educação), Professora Coordenadora com Agregação em Educação, a exercer funções no departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), onde entrou como assistente em 1987. É coordenadora do curso de licenciatura em Educação Social (desde 2006) e presidente do Conselho Técnico-Científico tendo já exercido funções de  Presidente do Conselho Pedagógico (em três mandatos). Integra o Centro de Investigação do CI& DETS do IPV e é autora e coautora de inúmeras publicações na área da Educação. Integrou ainda as equipas de especialistas e de avaliação da Direção Geral de Educação/Ensino Superior desenvolvendo também atividades de difusão de conhecimento e consultadoria em Educação.

Mara_Monteiro.jpg

Mara Lúcia Marques Monteiro, Ex- Aluna do Curso de Educação Social da Escola Superior de Educação de Santarém ano de 2000-2005. Trabalhadora-estudante desempenhou funções na APPACDM de Santarém durante o decorrer do curso. Posteriormente, foi convidada pela Instituição a colaborar num projeto transnacional (Portugal-Polónia) sobre conciliação da vida familiar e profissional das famílias com dependentes com deficiência. Entre 2006 e 2007 trabalhou como Diretora Técnica no Centro de Dia de Vale da Pinta. De 2007 até hoje assume funções de Direção Técnica em “O Tejo” Centro de Dia e ATL de Valada. Responsável pela organização e desenvolvimento sustentável da instituição, criou a resposta de Apoio Domiciliário 7 dias na freguesia de Valada, e recentemente o projecto inovador “Sabores do Campo e do Tejo” totalmente voltado para o tecido empresarial da região, o qual consiste na confecção e entrega de refeições prontas a consumir aos trabalhadores das empresas da região. Surgiu também a oportunidade de desenvolver o “Sabores do Campo e do Tejo – Catering”, o qual pretende oferecer soluções de catering empresarial às empresas que pretendam a organização dos mais diversos eventos.

jose_marques.PNG

José Carlos Marques é Doutorado em Sociologia. Professor Coordenador Principal do Instituto Politécnico de Leiria e Investigador do CICS.NOVA.IPLeiria. Desde 2010 tem coordenado o curso de Educação Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Os seus interesses de investigação têm incidido sobre os fluxos migratórios portugueses, a diáspora portuguesa, a integração dos migrantes, as práticas transnacionais dos migrantes, políticas migratórias, migrações qualificadas e retorno de emigrantes.

Filipa Coelhoso (1).png

Filipa Coelhoso é Professora Adjunta do Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE), desempenha as funções de Coordenação da Licenciatura em Educação Social e é membro da Coordenação do Mestrado de Educação Social, do ISCE. É Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidad Miguel Hernández, e licenciada em Educação Social pelo ISCE. É, desse 2013, Consultora nacional e internacional para as áreas de educação social, educação e promoção da saúde e desenvolvimento sociocomunitário na Plurália – Consultoria e Formação. É orientadora de diversas teses de mestrado e orientadora de estágios de educação social. Autora de artigos científicos no âmbito da Educação Social e Comportamentos de Saúde. É, desde 2007, Presidente da Direção e Diretora Técnica da Sociedade Anti-Alcoólica Portuguesa (SAAP).

​

bottom of page