Licenciatura em Educação Social | ESE IPSantarém

2019

O Encontro “Educação social e Ensino Superior”, na sua primeira edição subordinado à temática "Olhares sobre a Justiça Social?", e a realizar no próximo dia 5 de Junho de 2019 (4ª feira), é uma nova iniciativa de final de ano letivo, organizada no âmbito da Coordenação de Licenciatura de Educação Social da ESES e dos respetivos Estágios. Trata-se de um modelo que procura potenciar as mudanças introduzidas com o novo Plano de Estudos e as linhas do seu desenvolvimento. A iniciativa integrará ainda a “XII Expo Estágios – Fórum de Projetos e Formação Profissionalizante em Educação Social”.

Este Encontro tem como objetivos principais promover a reflexão, discussão e partilha sobre temáticas, desafios e experiências da Educação Social no Ensino Superior, nas vertentes investigativa, formativa, interventiva. Em particular, pretende constituir um contributo para o reconhecimento do papel do Ensino Superior no desenvolvimento e afirmação do campo da Educação social, mas também do(s) lugar(es) que a Educação Social vem ocupando nas Instituições de Ensino Superior.

Nesta primeira edição propomos conhecer e discutir perspetivas sobre modalidades de integração da pluralidade e complexidade de princípios de justiça social nos perfis de formação e intervenção de educadores sociais, refletindo em que medida a formação em educação social prepara para uma intervenção e reflexão promotora de sociedades mais justas.

A escolha desta temática, no ano de arranque deste Encontro, retoma temas e problemas que do ponto de vista histórico desafiaram o próprio surgimento da Educação Social e da formação na área da intervenção socioeducativa. Ao mesmo tempo, e face ao amplo conjunto de fenómenos, tensões e reconfigurações que a (in)justiça social hoje apresenta, motiva-nos a pertinência de criar um espaço de (re) interpelação dos princípios basilares do campo profissional e da formação dos educadores sociais.

Constituindo mais um momento privilegiado de troca de perspetivas e experiências, o Programa do Encontro inclui um conferencista principal, uma mesa redonda de coordenadores de cursos de Educação Social e um painel de projetos e boas práticas no campo da intervenção socioeducativa, com parceiros de âmbito local, nacional e internacional, bem como ex-alunos da Escola Superior de Educação do IPSantarém.

O programa do Encontro integra ainda a XII Expo Estágios, uma mostra de projetos, reunindo interlocutores privilegiados na formação dos educadores sociais da ESES, instituições e técnicos cooperantes, bem como representantes profissionais, e ex-alunos. Visa-se, deste modo, dar a conhecer o trabalho realizado e em curso na área da Educação Social na ESE/IPSantarém, proporcionando  espaços de partilha de projetos, metodologias e práticas no campo da intervenção socioeducativa. Trata-se da 12.ª edição de uma exposição dos projetos desenvolvidos pelos estagiários da Licenciatura em Educação Social da ESES, futuros educadores sociais, em contextos de intervenção socioeducativa diversos, num momento de conclusão do curso e em estreita colaboração com instituições e técnicos cooperantes. A Exposição é protagonizada pelos próprios estudantes, em formato pitch, e será complementada com a dinamização de momentos interativos de apreciação crítica, discussão e partilha, e com uma sessão de pósteres, em que se dão a conhecer com mais pormenor os projetos implementados nas diferentes áreas temáticas de intervenção. Para enriquecer a oportunidade de encontro entre Ensino Superior e Educação Social, pretendemos envolver a colaboração de estudantes de outros cursos, associações profissionais e diplomados de Educação Social.

A conceção, organização e dinamização do Encontro envolve também, de um modo mais amplo, para além dos docentes, a colaboração dos estudantes do curso, através de um estágio curricular do 3.º ano a decorrer no Centro de Apoio Pedagógico da ESE/IPSantarém e do apoio de um grupo de colaboradores. Contaremos ainda com a colaboração do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária.

Sendo uma iniciativa aberta à comunidade, destina-se aos estudantes e formadores do Curso de Educação Social, aos profissionais e instituições da área Social e da Intervenção Socioeducativa, às entidades cooperantes, assim como a futuros estudantes que queiram conhecer esta área de formação na ESES.

Objetivos
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now