Luis Sáez
CSEU La Salle Madrid
Doutorado Ciências da Educação, Licenciado em Pedagogia, Técnico Especialista em Animação Sociocultural e habilitado em Educação Social.
Professor universitário na CSEU La Salle há várias décadas. Coordenador dos Estágios de Educação Social e de Serviço Social.
Participou em vários programas de mobilidade: Nápoles, Bruxelas, Bona.
Ministrou numerosas ações de formação e conferências, para além de uma longa lista de publicações.
Rosina Fernandes
Escola Superior de Educação de Viseu
Licenciatura (2003) e Mestrado (2009) em Psicologia da Educação e Desenvolvimento da Criança, pela Universidade do Porto; Doutoramento (2013) em Psicologia – Aconselhamento, pela Universidade de Coimbra; docente no Instituto Politécnico de Viseu, na Escola Superior de Educação, desde 2004, Professora Adjunta, desde 2013; supervisão de estágios na formação de professores e, desde 2006, em Educação Social; orientação de dissertações e participação em júris de Mestrados em Educação, Intervenção Psicossocial e Aconselhamento de Carreira; responsável e docente de unidades curriculares de educação, metodologias de investigação, gestão de projetos socioeducativos e aconselhamento de carreira; atualmente, coordenadora da Licenciatura em Educação Social da ESEV; investigadora do CI&DEI – IPV, com publicações nas áreas da Educação, Inclusão, Intervenção socioeducativa e psicossocial e Aconselhamento de Carreira; coordenadora de projeto internacional financiado na área da inovação pedagógica e elemento da equipa de projetos de investigação em educação, inclusão e empregabilidade; membro do Conselho de Departamento, Comissão Científica de Departamento e Conselho Pedagógico e Técnico Científico na ESEV; membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (especialidades - Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações; especialidades avançadas - Necessidades educativas especiais, Psicologia vocacional e do desenvolvimento da carreira e Psicologia comunitária); fundadora e coordenadora do Gabinete de Promoção da Empregabilidade (GAPE-DIS) da ESEV.
Maria do Céu Ribeiro
Instituto Politécnico de Bragança
Maria do Céu Ribeiro é Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação e Supervisão da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Doutora e Mestre em Ciências da Educação, na especialidade de Formação de Professores pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Licenciatura em Ensino Básico e Bacharelato em Educação Social. Tem experiência consolidada na formação de professores e de educadores sociais (desde 2000), na lecionação de unidades curriculares, supervisão de estágios e orientação de dissertações e trabalhos de projeto de mestrado. Atualmente, 2024, é Coordenadora de Departamento de Ciências da Educação e Supervisão da Escola Superior de Educação (ESE); Vice-Presidente do Conselho Pedagógico; Presidente do Conselho Disciplinar IPB; Diretora de Curso da Licenciatura em Educação Social; Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Ambiental; Presidente da Comissão Científica do Mestrado em Supervisão Pedagógica e Inovação em Educação e Membro da Comissão Científica do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. É membro integrado do Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITED-ESE-IPB) e membro colaborador do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI). É membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Tem produção científica (artigos, capítulos de livros, comunicações, entre outros) na área das Ciências da Educação e Ciências Sociais.
Catarina Câmara
Coordenadora artística e social do projeto CORPOEMCADEIA
Catarina Câmara licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e em Dança na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Fez Formação em Psicoterapia Gestalt pela Associação Portuguesa de Gestalt e Instituto Gestalt de Florença.
Bailarina, professora, coreógrafa e investigadora na área da Justiça, Arte e Psicoterapia Gestalt.
Como bailarina, destaca o trabalho com a Companhia de Dança Olga Roriz, desde 2003. https://www.olgaroriz.com/
Integrou diversos projetos de intervenção artística e comunitária e educação pela arte, a nível nacional e internacional.
É coordenadora do projeto CORPOEMCADEIA, implementado no âmbito da iniciativa PARTIS (Práticas Artísticas para a Inclusão Social) pela Fundação Calouste Gulbenkian desde 2019.
https://corpoemcadeia.com/
Isabel Timóteo
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
Professora na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e investigadora no InED - Centro de Investigação e Inovação em Educação.
As suas áreas de investigação incluem a Educação Social Crítica e a Educação Comunitária. Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Social, Coordenadora de Estágios da Licenciatura.
É Doutorada em Sociologia, Mestre em Psicologia, Licenciada e Bacharel em Educação Social, com experiência como educadora social em distintas áreas de intervenção.
Cátia Anacleto
Educadora Social
Cátia Anacleto Pereira, 33 anos, natural de Abrantes, licenciada em Educação Social no ano 2012 pela ESES - Santarém;
Pós-Graduação em Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar, pelo ISPA;
2013 a 2015 – funções de Técnica Superior no DEES – Departamento de Empreendedorismo e Economia Social, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa;
2016 a 2019 - Educadora Social na área da Infância e Juventude, nomeadamente na Casa do Lago e Casa de Acolhimento Nossa Senhora de Fátima, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Atualmente Educadora Social, na divisão do conhecimento - Serviço de Educação, do Município de Abrantes.
Ana Luísa Santos
Comunicação: Pontes de Arte no Projeto Gira no Bairro E9G
Ana Luísa Santos, Licenciada em Ciências Psicológicas e Mestre em Psicocriminologia Clínica pelo ISPA - IU, Arte-Terapeuta pela SPAT, Fundadora Mundos de Papel Associação, Coordenadora Projeto Gira no Bairro – Uma Esquadra Aberta à Comunidade.
Fátima Correia
Direção APTSES
Licenciada em Educação Social, Mestre em Educação e Intervenção Social, com especialização em Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário. Doutoranda em Educação pela Universidad de Santiago de Compostela. Docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Pós-graduada em Inovação Educacional Inclusiva. Autora de diversas publicações na área da educação social e do acolhimento familiar. Principais linhas de investigação: Educação Social, supervisão profissional, identidade profissional, acolhimento familiar.
Rita de Carvalho Gueifão
Direção APTSES
Licenciada em Educação Social, pelo Instituto Superior de Ciências Educativas – Lisboa e Vale do Tejo; Pós Graduação em Gestão de Formação, pelo INEPI; Formadora na área de Gerontologia; Especialização em Recursos Humanos, pelo instituto técnico de inovação (a terminar) Entre 2009 e 2017 – T. S. de Educação Social no Centro Social do Exército de Salvação – Centro de Alojamento Temporário para Sem-Abrigo, com a Coordenação do Gabinete de Educação Social e Coordenação do Espaço de Capacitação Profissional onde realizei o Planeamento, Dinamização e Avaliação de projetos de cariz educativo, social, formativo e cultural; Treino de competências sociais e profissionais; Criação e desenvolvimento de bolsas de estágios; Orientação e Avaliação de estágios de Animação e Educação Social. Entre 2017 e 2020 - T. S. de Educação Social no Centro Social do Exército de Salvação – Complexo Social Marinel, com a Planificação, Dinamização e Avaliação de atividades socioculturais; Participação da elaboração do plano individual de cuidados; Assessoria à direção técnica; gestão de formação de colaboradoras. Desde setembro de 2020 abracei o desafio das direções técnicas de lares de idosos, estando neste momento vinculada à Residência Senior Domus Plátano.
Sanna Ryynãnen
Profa Dra de Pedagogia Social, University of Eastern Finland, Finlândia
Cientista social finlandesa, doutora em Educação pela University of Tampere, Finlândia e professora e pesquisadora em Pedagogia Social com ênfase em movimentos sociais artísticos. Leciona Pedagogia Social na University of Eastern Finland (Kuopio, Finlândia). Sua pesquisa enfoca estudos sobre desigualdades sociais e processos de marginalização. Na área de artes, possui interesse especial pelo teatro como um espaço político, pedagógico e social. É co-autora de três livros acadêmicos em finlandês, um sobre Pedagogia Social e dois sobre pesquisa ativista e criativa. Em sua pesquisa de doutorado (2011), ela estudou abordagens pedagógicas de ONGs brasileiras para crianças de rua. A pesquisa foi inspirada em suas próprias experiências trabalhando no Projeto Axé em Salvador. Sanna Ryynänen é também editora da revista finlandesa de Pedagogia Social, fundadora e coordenadora da rede de pesquisa finlandesa de Pedagogia Social, e membro do conselho da Sociedade Finlandesa de Pedagogia Social.
Ana Pedro
---
Licenciou-se em Política Social em 2001 na Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Em 2007 terminou a pós-graduação em Família e Sociedade no ISCTE. Trabalha na Santa Casa da Misericórdia de Santarém com crianças e jovens em risco, sendo diretora técnica da Casa de Acolhimento Residencial, Unidades Residenciais Primeiro Passo e Lar dos Rapazes. Foi coordenadora do Projeto D’AR-TE que foi dinamizado com as crianças e jovens acolhidos entre março de 2020 e março de 2023, que tinha como objetivo o aumento das competências pessoais e sociais e a consequente diminuição dos comportamentos de agressão. É coautora de várias publicações e artigos na área das crianças e jovens em acolhimento