top of page

APRESENTAÇÃO/ OBJETIVOS

O Encontro “Educação Social e Ensino Superior”, na sua sexta edição, subordinado à temática “As artes na intervenção socioeducativa: expressividade e transformação”, a realizar nos próximos dias 15 e 16 de maio de 2024 (4ª e 5ª feira), é uma iniciativa organizada no âmbito da Licenciatura de Educação Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e que integra a “XVII Expo Estágios – Fórum de Projetos e Formação Profissionalizante em Educação Social”.

 

Este Encontro tem como objetivos principais promover a reflexão, discussão e partilha sobre temáticas, desafios e experiências da Educação Social e do Ensino Superior nas suas diferentes vertentes: investigativa, formativa, interventiva. Em particular, pretende constituir um contributo para o reconhecimento do papel do Ensino Superior no desenvolvimento e afirmação do campo da Educação Social, ao mesmo tempo que promove e se implica em debates fundamentais nas sociedades democráticas contemporâneas, que constituem o seu principal território de intervenção.

 

Nesta edição, colocamos as práticas expressivas no centro da intervenção socioeducativa. De facto, o ser humano começa a dançar, riscar e cantar antes de falar ou escrever, pelo que utilizar a arte como meio é chegar mais fundo ao contacto com o mundo interno do sujeito resgatar a sua criatividade e potenciar a transformação.

 

A Educação Social mobiliza estratégias de intervenção diversificadas que são usadas com o objetivo de desenvolver competências pessoais, emocionais e sociais, mudar contextos comunitários, e permitir que o humano se pense enquanto sujeito individual e social.

A intervenção social e educativa com e através da arte surge neste âmbito podendo abranger múltiplos meios para chegar ao outro. O trabalho com expressões implica que o educador social tenha conhecimento do seu manejo de modo a ter impacto no sujeito e/ou comunidades com quem intervém. Mas exige, ainda assim, em permanência, um saber técnico, científico e ético, que garante a intencionalidade socioeducativa no manejo destas estratégias. Só assim as diferentes expressões – musical, corporal e visual – serão facilitadoras de vivências, aprendizagens, interações e reflexões.

 

Neste evento pretende-se trazer à reflexão questões como: que impacto tem o uso das artes no desenvolvimento social e comunitário? Que bagagem deve ter o educador social para saber corretamente manejar o uso das expressões em diferentes contextos? Como é que projetos concretos têm mobilizado as expressões no seu trabalho com públicos vulneráveis? Este evento procurará discutir respostas a estas, entre outras questões e pontos de reflexão que surgirão ao longo do evento.

 

Finalmente, esta é uma reflexão que desafia o ensino superior e a formação dos educadores sociais, futuros profissionais, nos seus processos curriculares, pedagógicos e investigativos. Que perspetiva têm vindo a ser extraídas no desenvolvimento e implantação dos cursos, nas experiências formativas, ou nas abordagens investigativas?

 

O Programa do Encontro inclui, além da conferência de abertura, dois painéis, que contarão com a participação de especialistas, instituições e parceiros, reunindo vozes e experiências dos territórios da formação, da intervenção e da investigação. Durante os dois dias decorrerá ainda, entre outras atividades, uma mostra de projetos, da XVII Expo Estágios, com a participação de estudantes finalistas, mas também de todos os estudantes do curso.

 

Na XVII Expo Estágios, visa dar-se a conhecer o trabalho realizado e em curso na área da Educação Social na ESES, proporcionando espaços de partilha de projetos, metodologias e práticas de intervenção socioeducativa. Trata-se de uma exposição dos projetos desenvolvidos pelos estagiários, finalistas, da Licenciatura em Educação Social da ESES, futuros educadores sociais, em contextos de intervenção socioeducativa diversos, num momento de conclusão do curso e em estreita colaboração com instituições e técnicos cooperantes. A Exposição é protagonizada por todos os estudantes do curso, com a dinamização de momentos interativos de apresentação, apreciação crítica, discussão e partilha, e com uma sessão de pósteres, em que se dão a conhecer, com mais pormenor, os projetos implementados nas diferentes áreas temáticas de intervenção. Para enriquecer a oportunidade de encontro entre Ensino Superior e Educação Social, pretendemos envolver a colaboração de estudantes de outros cursos, associações profissionais e diplomados de Educação Social.

 

Sendo uma iniciativa aberta à comunidade, destina-se aos estudantes da Licenciatura em Educação Social, aos profissionais e instituições da área social e da intervenção socioeducativa, às entidades cooperantes, assim como a futuros estudantes que queiram conhecer esta área de formação na ESES.

bottom of page