APRESENTAÇÃO/ OBJETIVOS
O Encontro “Educação Social e Ensino Superior”, na sua quinta edição subordinado à temática “O humano e o tecnológico na intervenção socioeducativa”, a realizar nos próximos dias 6 e 7 de junho de 2023 (3ª e 4ª feira), é uma iniciativa de final de ano letivo, organizada no âmbito da Coordenação de Licenciatura de Educação Social da Escola Superior de Educação do IPSantarém e dos respetivos Estágios, e que integra a “XVI Expo Estágios – Fórum de Projetos e Formação Profissionalizante em Educação Social”. A iniciativa envolve a colaboração com o Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, e é mais uma vez dinamizada com o apoio do estágio de finalistas a decorrer no Centro de Apoio Pedagógico da ESES, mantendo o formato presencial.
Este Encontro tem como objetivos principais promover a reflexão, discussão e partilha sobre temáticas, desafios e experiências da Educação Social e do Ensino Superior nas suas diferentes vertentes: investigativa, formativa, interventiva. Em particular, pretende constituir um contributo para o reconhecimento do papel do Ensino Superior no desenvolvimento e afirmação do campo da Educação Social, ao mesmo tempo que promove e se implica em debates fundamentais nas sociedades democráticas contemporâneas, que constituem, afinal, o seu principal território de intervenção.
Nesta edição, no rescaldo de uma pandemia e num tempo em que em que o progresso tecnológico a emergência de formas avançadas de inteligência artificial abriram novas oportunidades, novas soluções e caminhos, mas também novos problemas nos processos educativos e de intervenção, queremos refletir sobre a forma como aquilo que se afigura como uma mudança de paradigma nas sociedades contemporâneas impactará na formação e ação em Educação Social, tendo em conta a sua ancoragem profunda a uma ética de cuidado e da relação interpessoal.
Efetivamente, a integração das tecnologias nas práticas de intervenção exige hoje que nos questionemos: entre o humano e o tecnológico, o que é insubstituível? Que fronteiras e complementaridades, no presente, mas olhando para o futuro?
Não podendo ninguém estar indiferente ao desenvolvimento de novos cenários políticos e socioeconómicos, bem como à diversificação exponencial de serviços e produtos de inteligência artificial aplicados à Economia Social e Solidária, entre a automação de tarefas e o papel intermediador das tecnologias nestas práticas do cuidado, que oportunidades emergem para construir novas proximidades? E que constrangimentos se colocam que cristalizam velhas ou impõem novas distâncias? Que contributos dão estas inovações para uma sociedade mais justa e solidária? E que ameaças trazem à redução das desigualdades?
Finalmente, esta é uma reflexão que desafia o ensino superior e a formação dos educadores sociais, futuros profissionais, nos seus processos curriculares, pedagógicos e investigativos. Que perspetiva têm vindo a ser extraídas no desenvolvimento e implantação dos cursos, nas experiências formativas, ou nas abordagens investigativas a este fenómeno e temáticas?
O Programa do Encontro inclui, além da conferência de abertura, dois painéis, que contarão com a participação de especialistas, instituições e parceiros, reunindo vozes e experiências dos territórios da formação, da intervenção e da investigação. Durante os dois dias decorrerá ainda, entre outras atividades, uma mostra de projetos, da XVI Expo Estágios, com a participação de estudantes finalistas, mas também de todos os estudantes do curso.
Na XVI Expo Estágios, visa dar-se a conhecer o trabalho realizado e em curso na área da Educação Social na ESES, proporcionando espaços de partilha de projetos, metodologias e práticas de intervenção socioeducativa. Trata-se de uma exposição dos projetos desenvolvidos pelos estagiários, finalistas, da Licenciatura em Educação Social da ESES, futuros educadores sociais, em contextos de intervenção socioeducativa diversos, num momento de conclusão do curso e em estreita colaboração com instituições e técnicos cooperantes. A Exposição é protagonizada por todos os estudantes do curso, com a dinamização de momentos interativos de apresentação, apreciação crítica, discussão e partilha, e com uma sessão de pósteres, em que se dão a conhecer, com mais pormenor, os projetos implementados nas diferentes áreas temáticas de intervenção. Para enriquecer a oportunidade de encontro entre Ensino Superior e Educação Social, pretendemos envolver a colaboração de estudantes de outros cursos, associações profissionais e diplomados de Educação Social.
Sendo uma iniciativa aberta à comunidade, destina-se aos estudantes da Licenciatura em Educação Social, aos profissionais e instituições da área social e da intervenção socioeducativa, às entidades cooperantes, assim como a futuros estudantes que queiram conhecer esta área de formação na ESES.