top of page
5.png

Ana Raquel Matias 

Socióloga do CIES-Iscte 
 

Ana Raquel Matias socióloga, investigadora e professora convidada no Iscte -Instituto Universitário de Lisboa, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). O seu trabalho tem-se centrado no cruzamento entre as sociologia das migrações e da linguagem, sobretudo nas mobilidades internacionais dos países africanos de língua oficial portuguesa em Portugal, e as políticas de integração linguística portuguesas. É autora dos trabalhos “Nha Dalina: Nha konta stória di-Nha” (2016); “Krioulu na Direitu di Lingua i di Sidadania na Saúde (2022); “O impacto da crise da COVID-19 nas desigualdades sociolinguísticas e étnico-raciais”(2020);“Implementing training in Portuguese for speakers of other languages in Portugal: the case of adult immigrants with little or no schooling” (2016); “O lugar das línguas imigrantes não europeias na sociologia das migrações internacionais” (2017); “Pode a educação plurilingue constituir-se como educação anti-racista?” (2019); “‘Pretoguês/pretuguês’ — breves notas sobre o papel do racismo na construção histórica de um não-lugar de fala” (2020); “Overcoming linguistic barriers in Portuguese higher education: The case of international African students” (2020). 

Beatriz Malik-Liévano 
 Profesora titular en la Facultad de Educación de la UNED (España), y co-coordinadora del Grupo INTER.

Beatriz Malik-Liévano es profesora en la Facultad de Educación de la Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), de España, en la titulación del Grado en Educación Social, en Postgrado y en Doctorado, formando educadores y educadoras sociales, pedagogos/as y profesorado en servicio, desde un enfoque crítico y transformador. Ha participado en diversos proyectos de investigación y publicaciones, tanto a nivel nacional como internacional, relacionados con educación intercultural, orientación educativa y profesional, mediación social y justicia social. En 2005, coeditó, con Barrie A. Irving, el libro Critical Reflections on Career Education and Guidance: Promoting Social Justice within a Global Economy. Routledge Falmer. Y más recientemente, ha coordinado el libro International Perspectives on Research in Educational and Career Guidance. Promoting Equity Through Guidance, en la editorial Springer, con B. Álvarez-González, M.F. SánchezGarcía y B.A. Irving, publicado en 2020.

Junto con Teresa Aguado, es coordinadora del Grupo INTER de Investigación en Educación Intercultural (https://www2.uned.es/grupointer/). Formó parte de la Junta Directiva de la Asociación Internacional de Educación y Orientación Profesional (IAEVG) desde 2003 y del Comité Ejecutivo desde 2011 hasta 2019. Actualmente es Presidenta de la Asociación Española de Orientación y Psicopedagogía (AEOP), Directora del Departamento MIDE II de la Facultad de Educación (UNED).

1.png

Antónia Pedroso Lima
Antropóloga do CRIA-ISCTE
 

Antónia Pedroso de Lima, é Doutorada em Antropologia pelo ISCTE (2001) onde é professora Associada com Agregação. Foi Presidente do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) entre 2028 e 2018, sendo actualmente coordenadora científica do grupo de investigação Governação, políticas e Quotidianos. As suas áreas de especialização são: relações familiares em sociedades contemporâneas, relações sociais em contextos urbanos, elites, empresas familiares, género, sexualidade, cuidado, emoções, migrações e precariedade. Coordenadora de vários projetos de investigação científica, Antónia Pedroso de Lima tem diversas publicações em livros e revistas nacionais e internacionais sobre a família portuguesa em contextos urbanos, tendo como objetos de análise contextos tão diversificados como os bairros populares de Lisboa e as famílias da elite empresarial portuguesa. Atualmente, a sua pesquisa orienta-se para a área do cuidado e da reprodução social em situações de crise e precariedade. Desde 2014 é directora do Festival de cinema Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film festival 

Cristina.png

Cristina Santinho
Antropóloga, Investigadora do CRIA, ISCTE- IUL

 

"Cristina Santinho é antropóloga, doutorada em Antropologia, com especialização sobre refúgio e asilo. É investigadora contratada pelo CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia) e docente no ISCTE-IUL. Coordena vários projetos relacionados com as temáticas do refúgio, migrações, mobilidades e direitos humanos. Um dos projetos a que mais se tem dedicado, o projeto de investigação/ação “Living in a Different Culture”, versa sobre o acesso dos refugiados ao ensino superior."

2.png

Fatima Correia
Vice-Presidente da APTSES-Associação Profissional dos Técnicos Superiores de Educação Social 

Vice-Presidente da APTSES 

Licenciada em Educação Social, mestre em Educação e Intervenção Social – Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário e doutoranda em Educação na Universidade de Santiago de Compostela. Pós-graduada em Inovação Educacional Inclusiva. Técnica superior de educação social. Vice-presidente da Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social (APTSES). Assistente convidada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Investigadora colaboradora do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Co-Coordenadora da Revista Praxis Educare.  

Temas de interesse: identidade profissional dos educadores sociais.

Filipa.png

Filipa Veríssimo Coelhoso

Coordenadora da Licenciatura em Educação Social no ISCE - Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo

 

Filipa Veríssimo Coelhoso, Técnica Superior de Educação Social pelo ISCE, Doutorada em Psicologia da Saúde pela Universidade Miguel Hernandéz de Elche e Pós-Doutoranda em Ciências da Educação, na especialização em Educação para a Saúde, na Faculdade de Motricidade Humana. É Professora Coordenadora no ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, no qual coordena a licenciatura em Educação Social e integra a comissão de coordenação do Mestrado em Educação Social. É membro do centro de investigação CI-ISCE e do ISAMB – Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Investigadora da Equipa Aventura Social. É presidente da direção e diretora técnica da SAAP – Sociedade Anti-Alcoólica Portuguesa e consultora internacional na Plurária – Consultoria e Formação para as áreas da educação, desenvolvimento sociocomunitário e educação e promoção da saúde. Autora e co-autora de artigos e capítulos de livros nacionais e internacionais no âmbito da Educação Social, Educação e Promoção da Saúde, Comportamentos de Saúde e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais ao longo da vida.

6.png

Isabel Timóteo 

 Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Social, Escola Superior de Educação IPPorto

Isabel Timóteo,  professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto desde 2003 e investigadora integrada do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED). Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Social e coordenadora de Estágios da Licenciatura.

Educadora Social, com experiência em distintas áreas de intervenção,  Mestre em Psicologia e Doutorada em Sociologia,

Participou/ participa em projetos de investigação no âmbito do Acolhimento Familiar e do Acolhimento de Refugiados.

3.png

Joana Deus
Coordenadora de projetos na Associação "Renovar a Mouraria"

Joana Deus, coordenadora de projetos na Associação Renovar a Mouraria. Nasceu em 1982, natural de Lisboa. Com formação académica na área do Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário e com pós-graduação em Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, tem trabalhado em Portugal, Guiné-Bissau e Angola na área das migrações, interculturalidade e capacitação institucional. 

7.png

Mafalda Monteiro
Responsável pela Resposta Social- Centro de Atendimento e Acolhimento Social, na Santa Casa da Misericórdia de Santarém


Licenciatura em Educação Social
Especialização em Terapia Familiar e Sistémica
Formadora na área do Voluntariado
Participação em diversos projetos nacionais e transnacionais

 

4.png

Rosinha Fernandes

Membro da Comissão de curso da Licenciatura em Educação Social 

Supervisora de Estágio do Curso de Educação Social e membro da Comissão de Curso de Educação Social da ESEV. 

Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Psicologia, nas áreas de Educação e Aconselhamento, pelas Universidades do Porto e Coimbra.  

Docente no Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior de Educação, desde 2004, Professora Adjunta, desde 2013. Leciona, desde 2006, unidades curriculares do curso de licenciatura em Educação Social, na área das metodologias de investigação, gestão de projetos de intervenção social, aconselhamento de carreira e empreendedorismo, entre outras. Supervisora de Estágio em vários contextos de intervenção socioeducativa.  

Orientações e júris de mestrado na área das Ciências Sociais e Educação. 

Investigadora do CI&DEI, com publicações e coordenação de projetos internacionais na área social e educativa.  

Coordenação do Gabinete de Promoção da Empregabilidade do Diplomado em Intervenção Socioeducativa da ESEV (GAPE-DIS).  

Membro da Comissão de Curso de Educação Social da ESEV. 

rui.png

Rui Dinis

Coordenador da Zona Lisboa, Sul e Ilhas do Programa Escolhas

Nasceu em 1970, em Lisboa e é licenciado em Investigação Social Aplicada. Com quase 10 anos de formação militar, como oficial do exército português, está desde 2001 no Programa Escolhas, um programa governamental de promoção da inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos de grande vulnerabilidade socioeconómica. Entre várias outras funções, foi principalmente Gestor Nacional da Medida IV (medida para as tecnologias da Informação e Comunicação) e desde 2013 que é Coordenador da equipa técnica responsável pelo acompanhamento e avaliação dos projetos da Zona de Lisboa, Sul e Ilhas do Programa Escolhas.

teresa.png

Teresa Martins

Coordenadora CLDS Onda do Bairro Fundação Aga Khan

Teresa Martins, adora trabalhar com grupos e pessoas e multiplica-se entre hobbies e trabalho como se o dia tivesse 48 horas. Escuteira desde que se lembra de ser gente… cresceu e brincou nos bastidores de um teatro, do qual hoje é presidente.
Licenciada em Animação Sociocultural e Master Internacional de Criatividade Aplicada nas Artes, Empresa e Educação na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.
Foi docente nos Cursos Superiores de Formação Inicial em Ensino Básico, Educação de Infância, Educação Social, Animação Cultural e Turismo durante uma década. Técnica de Educação e de Desenvolvimento Comunitário em governos locais e municípios; formadora em áreas de educação, animação sociocultural e desenvolvimento local, ao nível nacional e internacional.
Atualmente autarca em Carnide - Lisboa como vogal de Desenvolvimento Comunitário, Juventude e Educação e Coordenadora de um Contrato Local de Desenvolvimento Social em Lisboa - Fundação Aga Khan, onde já desempenhou funções na área da educação e de técnica de desenvolvimento comunitário.

 

bottom of page