APRESENTAÇÃO/ OBJETIVOS

O Encontro “Educação Social e Ensino Superior”, na sua quarta edição, subordinado à temática "Diversidade(s) e desigualdade(s): que caminhos para a inclusão?", a realizar nos próximos dias 25 e 26 de maio (4.ª e 5.ª feira), é uma iniciativa de final de ano letivo, organizada no âmbito da Coordenação da Licenciatura em Educação Social da Escola Superior de Educação do IPSantarém (ESES) e dos respetivos Estágios, e que integra a “XV Expo Estágios – Fórum de Projetos e Formação Profissionalizante em Educação Social”. Mais uma vez dinamizado com o apoio do estágio de finalistas a decorrer no Centro de Apoio Pedagógico da ESES, o encontro retoma este ano o formato presencial.

Este Encontro tem como objetivos principais promover a reflexão, discussão e partilha sobre temáticas, desafios e experiências da Educação Social e do Ensino Superior nas suas diferentes vertentes: investigativa, formativa, interventiva. Em particular, pretende constituir um contributo para o reconhecimento do papel do Ensino Superior no desenvolvimento e afirmação do campo da Educação Social, ao mesmo tempo que promove e se implica em debates fundamentais nas sociedades democráticas contemporâneas, que constituem, afinal, o seu principal território de intervenção.

Com efeito, as questões relacionadas com os atuais modelos políticos de gestão e intervenção na diversidade e desigualdade sociolinguística e étnico-racial, e, em particular, as múltiplas e complexas formas de discriminação de que alguns grupos específicos são alvo de forma sistémica e estrutural têm estado na ordem do dia. Essa crescente visibilidade pública, a que não são alheios novos e velhos movimentos migratórios, episódios e acontecimentos nacionais e internacionais disseminados mediaticamente, movimentos sociais e diversos ativismos, tem contribuído para desafiar narrativas convencionais acerca da natureza inclusiva da sociedade portuguesa e desafiam-nos à discussão e (des)construção de conceitos, discursos e práticas formativas e interventivas. Trata-se, pois, de um debate a que a Educação Social não pode, nem deve, estar alheia.

No diálogo com as pessoas, as comunidades, as instituições que as habitam, que necessidades e possibilidades de adequação dos reportórios de conceitos e respostas no desenvolvimento de processos socioeducativos visando uma sociedade mais justa e inclusiva? Que (novas) competências se exigem aos profissionais no âmbito da intervenção socioeducativa? De que forma o Ensino Superior, cujos públicos se tornam crescentemente plurais e desiguais, se constitui como um espaço de debate, formação e intervenção privilegiado?

Propomo-nos, nesta iniciativa, discutir perspetivas, conhecer experiências, apontar caminhos possíveis para perfis e contextos de formação e atuação, que preparem para uma reflexão e intervenção que combata discriminações e que se constitua como dispositivo promotor de uma sociedade mais inclusiva.

O Programa do Encontro inclui 3 painéis, que contarão com a participação de especialistas, instituições e parceiros, reunindo vozes e experiências dos territórios da formação, da intervenção e da investigação. Haverá, ainda, oportunidade para o visionamento e debate em torno de um filme/documentário. Durante os dois dias decorrerá a mostra de projetos, em formato pitch, da XV Expo Estágios, com a participação de estudantes finalistas, mas também de profissionais do terreno e da formação.

Na XV Expo Estágios, visa dar-se a conhecer o trabalho realizado e em curso na área da Educação Social na ESES, proporcionando espaços de partilha de projetos, metodologias e práticas de intervenção socioeducativa. Trata-se da 15.ª edição de uma exposição dos projetos desenvolvidos pelos estagiários, finalistas, da Licenciatura em Educação Social da ESES, futuros educadores sociais, em contextos de intervenção socioeducativa diversos, num momento de conclusão do curso e em estreita colaboração com instituições e técnicos cooperantes. A Exposição é protagonizada pelos próprios estudantes, em formato pitch, e será complementada com a dinamização de momentos interativos de apreciação crítica, discussão e partilha, e com uma sessão de pósteres, em que se dão a conhecer, com mais pormenor, os projetos implementados nas diferentes áreas temáticas de intervenção. Para enriquecer a oportunidade de encontro entre Ensino Superior e Educação Social, pretendemos envolver a colaboração de estudantes de outros cursos, associações profissionais e diplomados de Educação Social.

Sendo uma iniciativa aberta à comunidade, destina-se aos estudantes da Licenciatura em Educação Social, aos profissionais e instituições da área social e da intervenção socioeducativa, às entidades cooperantes, assim como a futuros estudantes que queiram conhecer esta área de formação na ESES.