APRESENTAÇÃO/ OBJETIVOS

O Encontro “Educação Social e Ensino Superior”, na sua terceira edição subordinada à temática "Saúde mental, Bem-estar e Intervenção Comunitária", a realizar nos próximos dias 27 e 28 de maio (5.ª e 6.ª feira), é uma iniciativa de final de ano letivo, organizada no âmbito da Coordenação de Licenciatura de Educação Social da Escola Superior de Educação do IPSantarém e dos respetivos Estágios, e que integra a “XIV Expo Estágios – Fórum de Projetos e Formação Profissionalizante em Educação Social”. À semelhança do último ano letivo, decorrerá em modalidade online, mais uma vez dinamizado com o apoio do estágio de finalistas a decorrer no Centro de Apoio Pedagógico da ESES.
 

Este Encontro tem como objetivos principais promover a reflexão, discussão e partilha sobre temáticas, desafios e experiências da Educação Social e do Ensino Superior nas suas diferentes vertentes, investigativa, formativa, interventiva. Em particular, pretende constituir um contributo para o reconhecimento do papel do Ensino Superior no desenvolvimento e afirmação do campo da Educação Social, mas também do(s) lugar(es) e vivências da Educação Social nas Instituições de Ensino Superior.  

No período que atravessamos, propomos reunir olhares sobre a temática da saúde mental e do bem-estar. Em tempos de pandemia, de anúncio de futuros incertos, de tecnologização da comunicação e das relações, ou de novas distâncias ou isolamentos quisemos propor refletir sobre o modo como estes fenómenos relevam a importância da saúde mental nas novas realidades sociais e educativas, desafiando o Ensino Superior, a formação ou a prática dos educadores sociais.

 

Propomo-nos conhecer e discutir mais particularmente perspetivas sobre o modo como os perfis e contextos de formação e atuação, preparam para uma reflexão e intervenção promotora do desenvolvimento da saúde mental e do bem-estar pessoal e social. 

Constituindo mais um momento privilegiado de troca de perspetivas e experiências, o Programa do Encontro inclui no dia 27 de maio, 5.ª feira de manhã, na modalidade webinar, dois painéis - “Saúde mental, bem estar e intervenção comunitária: (in)visibilidades, respostas e prioridades” e “Fragilidades e oportunidades no apoio à saúde mental no Ensino Superior”, reunirá especialistas, instituições e parceiros, vozes e experiências dos territórios da investigação, da intervenção e da formação. Segue-se, ao início da tarde, o início da mostra de projetos da XIV Expo Estágios, com a participação dos nossos finalistas, mas também de profissionais do terreno e da formação, e que se prolongará durante a manhã do dia 28 de maio, 6.ª feira. 

Na XIV Expo Estágios, visa-se dar a conhecer o trabalho realizado e em curso na área da Educação Social na ESE/IPSantarém, proporcionando espaços de partilha de projetos, metodologias e práticas de intervenção socioeducativa.  Trata-se da 14.ª edição de uma exposição dos projetos desenvolvidos pelos estagiários, finalistas, da Licenciatura em Educação Social da ESES, futuros educadores sociais, em contextos de intervenção socioeducativa diversos, num momento de conclusão do curso e em estreita colaboração com instituições e técnicos cooperantes. A Exposição é protagonizada pelos próprios estudantes, em formato pitch, e será complementada com a dinamização de momentos interativos de apreciação crítica, discussão e partilha.  

Para finalizar o encontro propõe-se um último painel com protagonistas, interlocutores privilegiados, sob diferentes perspetivas, investigativas ou profissionais, sob o tema “E o bem-estar dos profissionais?”. 

A conceção, organização e dinamização do Encontro envolve também, de um modo mais amplo, para além dos docentes, a colaboração dos estudantes do curso, através de um estágio curricular do 3.º ano a decorrer no Centro de Apoio Pedagógico da ESE/IPSantarém e do apoio de um grupo de colaboradores.  

Sendo uma iniciativa aberta à comunidade, destina-se aos estudantes de Educação Social, aos profissionais e instituições da área Social e da Intervenção Socioeducativa, às entidades cooperantes, assim como a futuros estudantes que queiram conhecer esta área de formação na ESES.

 

A inscrição é gratuita, mas obrigatória.